Life Natura

Pesquisa

12 Dezembro 2025

Parceiros do projeto LIFE SOS Pygargus reúnem-se para debater resultados do primeiro ano e prioridades para 2026

Parceiros do projeto LIFE SOS Pygargus reúnem-se para debater resultados do primeiro ano e prioridades para 2026

Equipas das entidades parceiras do projeto reunidas na 2ª Reunião Geral em Castro Verde. Fotografia: Palombar

2.ª Reunião Geral decorreu em Castro Verde e juntou mais de 50 especialistas e entidades colaboradoras


A 2.ª Reunião Geral do projeto LIFE SOS Pygargus ocorreu entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Castro Verde (Portugal), e reuniu os parceiros do projeto, bem como outras entidades colaboradoras que, através de um trabalho multissetorial, juntam esforços para salvar o tartaranhão-caçador da extinção na Península Ibérica.

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Câmara Municipal de Castro Verde (CMCV) foram as anfitriãs da Reunião, que teve lugar no Fórum Municipal desta vila alentejana e juntou 46 representantes dos vários parceiros do projeto (a que se juntaram, de modo virtual, mais 12). Durante o encontro, realizou-se um ponto de situação sobre os resultados alcançados pelo projeto em 2025 e o desenvolvimento das várias ações até ao momento, tendo também sido definidas as prioridades para 2026.


Sessão de boas-vindas pela Câmara Municipal de Castro Verde. Fotografia: Palombar


Projeto desenvolve app e lançará a Rede Amigos do Tartaranhão-caçador no início de 2026


A reunião incluiu também sessões temáticas dedicadas aos ensaios das variedades de cereais, à comunicação do projeto, à conservação e monitorização da espécie, incluindo a apresentação da nova aplicação (app) que está a ser desenvolvida para registar dados do projeto e otimizar o trabalho conjunto. Foram também apresentados os resultados da campanha “Salvar o tartaranhão-caçador” de 2025, abordadas técnicas de gestão de habitat em matos, discutida a gestão financeira e apresentado o regulamento e modo de gestão da Rede de Amigos do Tartaranhão-caçador, a ser lançada no início de 2026.


A reunião incluiu sessões de trabalho conjuntas e sessões temáticas. Fotografias: Palombar


Foi dado também particular destaque a questões mais técnicas, como a marcação e seguimento de indivíduos, a utilização de drones e a colocação de vedações para proteção dos ninhos, entre outros, procurando utilizar estes recursos e ferramentas de acordo com o melhor conhecimento científico, experiência e atendendo às particularidades dos diferentes territórios.

Este encontro também foi transmitido online, tendo contado com 12 participantes por esta via, entre técnicos de vários parceiros e representantes de entidades observadoras, como a Fundación del Patrimonio Natural de Castilla y León (FPNCYL), que, apesar de não integrar o consórcio, colaboram com o projeto.

Para além de todo o trabalho desenvolvido, foi ainda possível potenciar o networking e o convívio entre todos durante as pausas para café, jantares, almoço no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG/LPN) e durante a visita ao Campo Branco guiada pela LPN.



Almoço no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG/LPN). Fotografia: Palombar


Esta reunião foi mais um marco que demonstra como este projeto ibérico une conservacionistas, agricultores, cientistas e entidades públicas e privadas num esforço sem precedentes para salvar da extinção iminente esta ave migratória na Península Ibérica.


Sobre o projeto


O LIFE SOS Pygargus - Ações urgentes de conservação das populações de tartaranhão-caçador em Portugal e Espanha é um projeto ibérico cofinanciado em 75% pelo programa LIFE da União Europeia. Conta igualmente com cofinanciamento da Viridia – Conservation in Action, Lightsource bp, Fundo Ambiental e Fundación Biodiversidad do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico de Espanha.

É implementado por um consórcio que integra a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural (entidade coordenadora), Associação BIOPOLIS-CIBIO, AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva SA, ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, LPN - Liga para a Protecção da Natureza, MC Shared Services SA, Modelo Continente Hipermercados SA, SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vita Nativa - Conservação do Ambiente, AMUS - Acción por el Mundo Salvaje, Consejeria de Agricultura, Ganaderia y Desarrollo Sostenible - Junta de Extremadura, GREFA - Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat e Universidad de Murcia.